VER+ Deivi Pereira 

Bolsas e Pastas Masculinas: Se Inspire!

Fala pessoal, e aí?Hoje vai um assunto que muito mas muitos mesmo me perguntam porque eu sempre uso uma bolsa/mochila para qualquer lugar. ai eu falo: "É uma questão de hábito, hoje sempre uso e uso vários modelos". Quem foi que disse que as bolsas são exclusividade das mulheres? Nada disso! Esses acessórios práticos, funcionais e versáteis também têm espaço no guarda-roupa masculino e estão transformando a maneira de vestir do homem brasileiro. Essa tendência apareceu primeiramente nas


 

Fala pessoal, e aí?
Hoje vai um assunto que muito mas muitos mesmo me perguntam porque eu sempre uso uma bolsa/mochila para qualquer lugar. ai eu falo: "É uma questão de hábito, hoje sempre uso e uso vários modelos".
Quem foi que disse que as bolsas são exclusividade das mulheres? Nada disso! Esses acessórios práticos, funcionais e versáteis também têm espaço no guarda-roupa masculino e estão transformando a maneira de vestir do homem brasileiro. Essa tendência apareceu primeiramente nas passarelas e nos editoriais de moda, passando em seguida a estar presente no vestuário dos famosos. E não demorou nada para começar a ser vista também nas ruas. Hoje, homens das mais diferentes idades, com diversos estilos e profissões totalmente distintas carregam suas bolsas por onde vão.
E aqui já desmistificaremos outro tabu: ao contrário do que muitos pensam, a moda das bolsas masculinas não é restrita a fashionistas! Homens básicos, estudantes e até mesmo executivos têm levado consigo bolsas super estilosas. Quer saber como usar essa tendência da melhor forma? Então continue lendo o nosso artigo de hoje:

 

Qual a história das bolsas masculinas?
As bolsas existem desde a pré-história, quando os nômades usavam sacos improvisados para carregar seus pertences de um lado para o outro. Mas foi só no século XVI que as bolsas começaram a ser confeccionadas em larga escala. Na época, as mulheres abraçaram a ideia de ter bolsas à parte para levar espelhos, perfumes e leques, enquanto os homens se contentaram com bolsos colados à roupa.
Entre o século XVI e XIX, as bolsas ganharam força no mundo inteiro e novos modelos surgiram, incluindo as famosas carteiras. Nesse período, o acessório ainda era usado principalmente pelo público feminino. Já no século seguinte, houve tentativas desastrosas de fazer os homens usarem bolsas sem preconceito, mas foi só em 2011 que as bolsas masculinas passaram a ser vistas como artigos importantes para homens antenados. Em muito pouco tempo, o acessório começou a ser visto em novelas, séries e, claro, nas ruas!
 
Por que investir em uma bolsa masculina?
Durante muito tempo, tudo que os homens precisavam levar consigo no dia a dia podia ser facilmente colocado no bolso, não é mesmo? Mas hoje as necessidades são outras, com a maioria precisando ter sempre à mão o celular, o notebook, carregadores, documentos, carteiras, óculos e assim por diante. E simplesmente não há bolso capaz de comportar todas essas coisas! Então, para acomodar os itens necessários sem comprometer o estilo, o ideal é se valer de bolsas masculinas! Simples, não?

 

Quais as vantagens dessas bolsas?
Além da clara vantagem de se poder carregar muitas coisas dentro dela, as bolsas certas ainda complementam as produções masculinas com personalidade e elegância. Outro benefício das bolsas é o fato de elas serem versáteis, combinando com diferentes ocasiões e tipos de roupa. Isso mesmo! As bolsas masculinas podem ser usadas desde looks esportivos até trajes no estilo passeio completo, tudo dependendo do material e do modelo do acessório. Ainda vale ressaltar que as bolsas para homem também são vantajosas porque não é nada impossível encontrar modelos e marcas dos mais variados preços, ou seja, é uma peça bem acessível.

 

E quanto a materiais e graus de formalidade?
Existem bolsas informais, semiformais e totalmente formais. As bolsas de nylon, lona e tecido, por exemplo, estão no grupo das informais, devendo ser usadas na escola, em um happy hour ou em ambientes de trabalho mais descontraídos. Já as bolsas no modelo carteiro, de couro, são semiformais, caindo bem tanto nas situações mencionadas anteriormente como também em jantares, por exemplo. As tradicionais pastas e maletas de material estruturado, por sua vez, integram a categoria das bolsas masculinas formais, que devem ser usadas exclusivamente em ambientes de trabalho.
 
Quais os principais tipos de bolsa masculina?
Carteiro: por ser semiformal e uma opção extremamente versátil, o modelo de bolsa masculina mais fácil de usar é a bolsa carteiro de couro. Você também encontra bolsas carteiro de lona, tecido e nylon, mas, nesses casos, são mais recomendadas para estudantes que preferem looks despojados e descontraídos.
 
Bowling: menos popular entre os homens, a bolsa no estilo bowling tem tudo para ganhar força nas próximas temporadas. Esse modelo possui alças de mão ou de ombro, além de uma mais longa para ser usada a tiracolo, que normalmente é removível.
 
Câmera bag: a câmera bag não é uma simples bolsa! Ela até pode ser usada para guardar outros itens, mas é projetada mesmo para acomodar câmeras fotográficas, lentes avulsas e afins.
 
Carteira de mão: a carteira de mão é muito confundida com a convencional pasta, mas, na verdade, é mesmo uma carteira, só que um pouco maior. Assim, em vez de ser levada no bolso, é carregada na mão.
 
Maletas e pastas: normalmente de couro, essas bolsas costumam ser usadas por empresários e executivos para carregar documentos ou notebooks. São consideradas bem formais.
 
Com que roupas as bolsas masculinas combinam?
As bolsas masculinas caem bem com diferentes propostas, de modo que as possibilidades de combinação são enormes! É possível usar uma bolsa carteiro de lona com tênis, calça jeans e camiseta, assim como fica interessante compor uma bolsa de tecido ou couro com calça de sarja e cardigã de linha — no inverno, essa composição fica incrível para ocasiões semiformais. No caso de trajes sociais, como blazer ou terno, o ideal é usar bolsas masculinas de couro legítimo, assim como sapatos e cinto. Quanto ao modelo, as maletas e pastas são as alternativas mais indicadas para produções formais. No caso, as cores mais certeiras são o marrom puxado para o café, o cinza e o preto. Para homens mais ousados, azul-marinho, marsala e caramelo são tonalidades interessantes.

 

E onde ficam as mochilas nessa história?
As bolsas masculinas definitivamente não vieram para roubar o lugar das mochilas no guarda-roupa masculino, viu? Esses acessórios chegaram, na verdade, para agregar novas possibilidades de combinação no dia a dia. Na prática, como as mochilas são muito casuais, ainda que seu modelo e seu material sejam mais elegantes, elas devem ser reservadas a ocasiões informais e looks esportivos. Convenhamos que usar uma mochila com terno não orna, né? Já dependendo da bolsa masculina, a combinação com roupas sociais pode ficar bem interessante!

 

Quais são as melhores marcas de bolsas?
Grandes marcas do mundo inteiro já perceberam o potencial das bolsas masculinas, tendo criado linhas especiais do produto de olho no público que não para de crescer. Para citar algumas delas, temos Gucci, Dolce & Gabbana, Prada, Louis Vuitton, Nike, Adidas, BVLGARI, Chanel e Bottega Veneta. Isso citando só as mais gabaritadas!

Compartilhe:

AUTOR  Deivi Pereira

Consultor de Imagem e Estilo Pessoal e Corporativo, Personal Stylist, Personal Shopper e Influencer responsável pelo Global Fashion Styles. Técnico em Construção Naval pela Universidade do Vale do Itajaí, Técnico em Processos Gerenciais pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialista em Marketing Pessoal pela Ponto Pessoal e Pós graduando em Consultoria de Imagem pela Universidade Belas Artes.

  • Website
  • Google+