Você acha que só menino veste azul e só menina veste rosa?
Você sabia que na tradição antiga a cor rosa era uma cor masculina? Sim! Essa questão não passa de costumes culturais. As cores, definitivamente, não têm gênero, mas elas transmitem mensagens e causam impacto emocional sobre todos nós.
As cores, definitivamente, não têm gênero, mas elas transmitem mensagens e causam impacto emocional sobre todos nós. Vamos falar um pouco sobre o que essas cores representam dentro da psicologia das cores.
Independente de qualquer tipo de ideologia, as cores estão aí para que as usemos a nosso favor, por isso é importante conhecer um pouco mais sobre o que elas comunicam a respeito da nossa imagem.
Azul e Rosa são duas cores que foram usadas, por muito tempo, para representar os gêneros masculino e feminino, mas os tempos são outros, rótulos já não cabem mais. Não só menino veste azul e só menina veste rosa, todos usam o que lhe faz sentir-se bem.
A possível sensação, que é determinada por uma cor, pode ter seus efeitos confundidos com as preferências, experiências, a educação, as diferenças culturais e o contexto de quem está exposto a ela.
Apesar disso, existem alguns padrões amplos de efeitos e sensações cromáticas. Cada cor pode produzir muitos efeitos e cada uma atua de modo diferente, dependendo da ocasião.
A percepção que temos sobre as cores, é uma questão mais emocional do que racional. Então vamos conferir o que a psicologia das cores fala sobre as emoções e percepções que essas duas cores causam.
AZUL
Confiança, segurança, verdade, serenidade, intelectualidade, inteligência, independência, espaço, estabilidade, poder, riqueza, superioridade, credibilidade, conservadorismo, harmonia, sinceridade, tecnologia, limpeza, céu, frio.
A cor azul estimula a criatividade e é a cor preferida tanto do público masculino quanto do feminino. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.
Essa admiração pelo azul faz que essa cor seja uma escolha segura para diferentes objetivos. Ela transmite sensações de segurança e confiança.
ROSA
Encanto, amabilidade, inocência, suavidade, maciez, delicadeza, infância, charme, cortesia, doçura, doce.
O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. Quando usado na roupa, gera aproximação e conexão com outras pessoas.
Você sabia que na tradição antiga a cor rosa era uma cor masculina? Sim! Em pinturas barrocas meninos aparecem vestidos de rosa. Em quadros antigos, o menino Jesus é retratado vestindo trajes cor-de-rosa.
Só quando houve uma revolução na moda chamada de “Moda reformista” converteu-se a cor azul para os trajes dos meninos, é que a cor rosa foi destinada para as meninas.
Porém, como comentei acima, os tempos são outros e somos livres para usar o que gostamos e nos faz bem.
Se você gostou deste artigo, tem dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário e compartilhe com as pessoas que você sabe que também poderão se beneficiar com estas informações.