A MODA E A ARTE
Arte é uma forma de expressão, é comunicação subjetiva; uma linguagem transmitida pela inspiração de um artista. Moda, também, é uma forma de expressão, de comunicação, mais explícita, e suas ferramentas são as roupas/acessórios. Os estilistas se inspiram, algumas vezes, na arte para demonstrar esta linguagem, a expressividade, através dos croquis, criando coleções que se apropriam das imagens das artes, e das cores, desenvolvendo estampas, formas, volumes....os elementos de design nas peças. Em 1965, Yves Saint-Laurent, uniu a arte à moda quando criou o vestido tubinho, que foi inspiração do trabalho de Piet Mondrian (pintor neerlandês,modernista, cujas obras se caracterizavam por linhas vertical e horizontal, na cor preta, e, também, pelas cores primárias - amarelo, azul e vermelho). A moda ganhou criatividade, cores e geometria, apropriando-se do universo das artes com modelos "mood artsy". Segundo MÜLLER (autor do livro Arte & Moda) "A arte e a moda, muitas vezes, falam a mesma língua e utilizam elementos similares para expressar suas ideias, ideologia ou crítica". Hoje, as roupas "artsy" tem lugar nas propostas fashion e agradam a todos. Independe das estações do ano, pois o que se traduz tanto na arte quanto na moda é a beleza da criação, o sentimento, a autenticidade de uma obra, seja para admirar ou vestir.
Arte é uma forma de expressão, é comunicação subjetiva; uma linguagem transmitida pela inspiração de um artista.
Moda, também, é uma forma de expressão, de comunicação, mais explícita, e suas ferramentas são as roupas/acessórios.
Os estilistas se inspiram, algumas vezes, na arte para demonstrar esta linguagem, a expressividade, através dos croquis, criando coleções que se apropriam das imagens das artes, e das cores, desenvolvendo estampas, formas, volumes....os elementos de design nas peças.
Em 1965, Yves Saint-Laurent, uniu a arte à moda quando criou o vestido tubinho, que foi inspiração do trabalho de Piet Mondrian (pintor neerlandês,modernista, cujas obras se caracterizavam por linhas vertical e horizontal, na cor preta, e, também, pelas cores primárias - amarelo, azul e vermelho). A moda ganhou criatividade, cores e geometria, apropriando-se do universo das artes com modelos "mood artsy". Segundo MÜLLER (autor do livro Arte & Moda) "A arte e a moda, muitas vezes, falam a mesma língua e utilizam elementos similares para expressar suas ideias, ideologia ou crítica".
Hoje, as roupas "artsy" tem lugar nas propostas fashion e agradam a todos. Independe das estações do ano, pois o que se traduz tanto na arte quanto na moda é a beleza da criação, o sentimento, a autenticidade de uma obra, seja para admirar ou vestir.