A VOLTA DO ' CORSET ' NA MODA
Corset (palavra de origem francesa = Espartilho) voltou à moda ; não com a finalidade de afinar, ao máximo, a cintura; mas como acessório, num complemento mais moderno, valorizando a silhueta (ajustando e alongando).
Corset (palavra de origem francesa = Espartilho) voltou à moda; não com a finalidade de afinar, ao máximo, a cintura; mas como acessório, num complemento mais moderno, valorizando a silhueta (ajustando e alongando).
Na história da moda, os #corsets tiveram seu auge na Era Vitoriana (sec. XIX): a era das cinturas minúsculas. Ajustava, e muito, as cinturas femininas. No início da década de XX, seu uso foi substituído pelo sutiã.
Uma dúvida que muitas pessoas se questionam: Corset, Corselet e Corpete são sinônimos? Não... não são.
* Corset: peça mais estruturada, firme e rígido. Seu fechamento é com fios/fitas transpassados, em ilhoses (nem sempre tá?) que ajusta a cintura;
*Corselet: peça que cobre (não totalmente) os seios, parte das costas e ombros e, pode ir até o quadril. É um corset pequeno e fechado na frente;
*Corpete: peça que tem decote no formato de coração; são ajustados à cintura (podem ou não ter alças). Mais maleável, feito com barbatanas de plástico, com tecidos mais planos (menos maleáveis: gabardine, tela...) e é uma versão que foi adaptada do underwear (roupa íntima) para o outerwear (roupa de cima).
O #corset foi modernizado, se adequando às vestimentas e estilos atuais. Sua largura está diversificada e está mais fácil de se usar.
Com sobreposição em camisas, vestidos ou t-shirt, a sua finalidade é para dar um "tchan" na #montagemdelooks. Não é para diminuir a cintura e, nem, para causar desmaios (como acontecia no sec XIX).