VER+ Sandra Andaló 

Está segura com seu Dress Code profissional?

Vestir-se corretamente para o trabalho não significa abandonar seu estilo pessoal e sim projetar uma imagem profissional, de competência e credibilidade...


Vestir-se corretamente para o trabalho não significa abandonar seu estilo pessoal e sim projetar uma imagem profissional, de competência e credibilidade…


Dress Code - traje recomendado - código de roupa

A tempos atras tanto os códigos do vestuário profissional quanto o social eram mais rígidos. Isso  porque   se prezava muito pela adequação e não pela individualidade. Curiosamente, escolher o que vestir era mais fácil, pois tínhamos diretrizes especificas do que era adequado ou não. Assim, havia  uma forma de se  vestir que todos seguiam como modelo, um  padrão  de identidade sem escolha.

Atualmente temos liberdade na escolha do que vestir mas  devemos levar em conta diferentes fatores.

O dress code profissional assenta-se em 03 pilares: 

  • Equilíbrio - vestir sem excessos, sem abusar de detalhes.
  • Bom senso: vestir para atingir seus objetivos
  • Adequação: vestir de forma adequada à hora e local

Devemos entender e conhecer...

  • Identidade corporativa
  • Público
  • Seu Estilo Pessoal
  • Seu Tipo físico
  • Códigos existentes

Códigos profissionais

  • Clássico formal
  • Formal Contemporâneo
  • Casual Profissional
  • Esporte Profissional

Clássico Formal

Transmite uma imagem de profissionalismo, consistência, credibilidade, autoridade e solidez.

Advogados, políticos, financeiros, administradores de empresa (alto executivos (as).

Formal Contemporâneo

Imagem de profissionalismo, organização, consistência, confiabilidade. Mantém a formalidade do formal clássico porém mais leve.

Executivas (os) marketing e mídia, consultores, gerentes de bancos e vendas, direito coorporativo, médicos.

Casual Profissional

Transmite uma imagem de competência, acessibilidade, cooperação, flexibilidade e descontração, sem perder o profissionalismo.

Cinema, artes, moda, música, fotografia, design, vendedores, psicólogos.

Esporte Profissional

Transmite uma imagem informal, acessível e descontraída.

Informática, engenharia, arquitetura, jornalismo, publicidade, educação, veterinária.

 

A importância das cores no vestuário profissional

– Branco

A mistura de todas as cores transmite simplicidade, estando associada à diplomacia e perfeição. É uma boa escolha para uma camisa, peça essencial em qualquer guarda-roupa profissional, dada a sua versatilidade de combinações com outras peças de roupa e cores.

– Bege

O bege representa elegância e acessibilidade, sendo uma cor facilmente conjugada com outras cores (à semelhança do branco). É a cor ideal para blazers, calças, saias, camisas e blusas, principalmente para a primavera e verão, dada a sua leveza e frescura associada.

 – Amarelo

O amarelo é a cor do conhecimento, da alegria e da boa disposição. É a cor mais indicada para profissionais da área de vendas, pois se trata de uma cor estimulante. O amarelo não deve ser usado em situações que envolvam negociações financeiras, pois pode transmitir volatilidade.

– Laranja

A cor laranja representa energia e vitalidade. O laranja é uma cor mais informal, pelo que deve ser usada com muita moderação em contexto profissional, principalmente em reuniões ou em profissões de frente (recepção, secretária).

– Vermelho

O vermelho é a cor que transmite assertividade, poder e confiança. Vai fazer uma apresentação para o público? Escolha uma peça de roupa em vermelho: uma gravata ou uma écharpe, por exemplo. É tudo o que necessita para ser um sucesso!

– Rosa

A cor rosa é uma cor calma, harmoniosa e feminina. Não é a melhor escolha para a negociação de uma promoção, visto que transmite pouca confiança e alguma passividade.

– Violeta

O violeta é uma óptima cor para projectar confiança e criatividade numa situação profissional. À semelhança do bege, é uma excelente cor para usar em circunstâncias que exijam diplomacia e elegância. Uma écharpe ou uma gravata são óptimas opções em termos de acessórios.

– Azul

Acabou de ser promovido e pretende projectar uma imagem de respeito, confiança e profissionalismo, causando uma boa primeira impressão? Escolha roupa de cor azul como, por exemplo, um tailleur num tom azul mais escuro e… seja um sucesso!

– Verde

O verde é a cor da estabilidade, da responsabilidade e do conhecimento. É uma cor excelente para ser usada em momentos de stress, pois confere calma e equilíbrio. Vai apresentar um projecto novo? Escolha o verde caqui, a cor que melhor transmite o seu espírito empreendedor.

– Castanho

O castanho é a cor da maturidade e segurança. O castanho não é uma cor que transmita sofisticação nem elegância, pelo que deverá ser evitada em ocasiões que exijam esses padrões.

– Cinza

Para reuniões, é a cor mais indicada para fatos, combinada com vermelhos ou violetas, para projectar inovação e criatividade num contexto profissional. Necessita-se de ser o protagonista numa determinada situação, o cinza não é a melhor escolha.

– Preto

O preto é a escolha certa para uma reunião de negócios, pois transmite poder, força e autoridade. Representa elegância, discrição e mistério. Para um contexto profissional mais formal, a combinação de preto com azul é a ideal, evitando usar o preto com o vermelho.

 

Para mais orientações sobre seu dress code profissional enviar e-mail para  [email protected]

 

Foto em destaque do Pinterest

Beijos.

 

Compartilhe:

AUTOR  Sandra Andaló

Através da Consultoria de Imagem o caminho é olhar com carinho para si mesma, descobrindo e aperfeiçoando seu estilo pessoal seguindo para uma imagem desejada.

  • Website