Os 7 Estilos Universais
Conhecer o próprio estilo é fundamental para uma boa imagem pessoal. Você sabe qual é o seu, entre os 7 estilos universais?
Respeitar o próprio estilo é importante para a construção da nossa imagem. Você sabe qual é o seu estilo?
Neste post, vou resumir o que falei na última segunda-feira, no Programa ESPAÇO ABERTO da Rádio Imembuí 101.9 FM.
Cada pessoa é única e tem seu próprio estilo. Somos assim naturalmente , e não adianta impor um estilo diferente à pessoa, pois ela parecerá falsa e se sentirá sempre inadequada.
Existem 7 estilos universais que encontramos nas mulheres, e depois, muitos sub-estilos, porque ninguém tem um estilo puro, mas a mistura de 2 ou 3 estilos.
São eles:
1 – ESTILO ESPORTIVO, NATURAL OU CASUAL (cada autor prefere nomear diferentemente)
Embora chamado de esportivo, este estilo não pode ser confundido com a roupa de fazer esportes, embora as pessoas que possuem este estilo adorem estar bem cômodas.
Preferem tecidos naturais como o algodão, e que tenham um pouco de elastano, para ter mobilidade e para que a roupa fique fácil de cuidar. Essas pessoas, geralmente, não usam saltos, nem roupas que sejam duras, apertem, etc.

2- ESTILO TRADICIONAL
É aquele em que a pessoa prefere usar roupas clássicas, atemporais, calças alfaiataria e blazers. Camisas e blusas em tecidos nobres e sapato de salto.
A pessoa deste estilo geralmente é séria, passa confiança e geralmente escolhe profissões como a advocacia e altos cargos governamentais, onde esse estilo é obrigatório.

3 – ESTILO ELEGANTE OU CONTEMPORÂNEO
A pessoa gosta de vestir com peças clássicas, mas é mais moderna, usa cores e estampas diferentes, as peças são menos sérias e menos caretas que o estilo tradicional. Quem tem esse estilo, é aquela mulher super bem vestida que vemos por aí, impecável e chique.

4 – ESTILO MODERNO
É o elegante levado ao extremo, essa pessoa gosta de chamar a atenção, só usa peças diferentes e à última moda. É aquela amiga antenada que você tem, que geralmente é arquiteta, ou trabalha com moda.
Este é o estilo da mulher exuberante.

5 – ESTILO SEXY
As pessoas que têm o estilo sexy devem ter muito cuidado para não parecer “piriguetes”. Por isso, têm de se policiar constantemente.
Elas gostam de mostrar o corpo, e não importa se estão ou não em forma, porque para uma mulher deste estilo é quase impossível vestir blusas largas, roupas mais compridas, sapatos baixos.
Como sempre falo: devemos fazer o jogo das compensações. Se o decote da blusa está muito profundo, usamos uma saia mais comprida, se a saia é curta, cobrimos mais o colo e assim por diante, para não passar uma impressão errada sobre nós mesmas, porque quem se veste sexy não necessariamente está procurando um namorado.
Então, o segredo é se olhar no espelho e tentar entender o que aquela imagem está passando, antes de sair de casa, e consertá-la se necessário.

6 – ESTILO ROMÂNTICO
Este estilo é aquele cheio de babados, saias rodadas, cores pastel, dá para perceber que essa é uma mulher muito feminina, maternal, sensível e meiga.
Cuide muito se tiver este estilo, ainda mais no ambiente corporativo, porque uma chefe com esse estilo corre o risco de parecer fraca e com pouca responsabilidade, por não passar seriedade.
Por isso, para não ficar infantilizada, a mulher deve quebrar o estilo romântico, equilibrando os looks com a adição de signos de poder neste look: blazer, cores escuras, formas quadradas, etc

7 – ESTILO CRIATIVO
A mulher deste estilo é muito segura de si e não quer seguir padrões. Ela quer ser única.
O look pode parecer esquisitão, mas para ela, está tudo normal e cada peça foi muito estudada.
Geralmente, não passam despercebidas as mulheres de estilo criativo, usam sandálias com meias coloridas, chapéus estranhos, muitas estampas misturadas e combinam cores inusitadas.
Se essa mulher não cuidar e exagerar, poderá parecer um palhaço. Cuidado para não passar a imagem de maluquinha e irresponsável. Use de seu bom senso, equilibre o look com roupas menos vistosas. Para o trabalho, permita-se apenas um item chamativo e diferente em uma base minimalista, para não errar e nem perder seu estilo pessoal.
A baby do Brasil tem este estilo, que fica bem para ela que é artista. Dá para imaginar uma professora dando aulas com aquelas roupas? No mínimo estranha.

Dica: o exterior deve refletir o interior, por isso a pessoa deve se descobrir e encontrar seu próprio estilo para que sua imagem pessoal reflita harmonia.
Clique aqui para fazer o teste e descobrir qual o seu, entre os 7 estilos universais
Depois, é só adaptar este estilo à profissão e ao ritmo de vida e a mulher passará a imagem daquilo que já é: maravilhosa.