ACESSO RÁPIDO

VER+ Luciana Ferraz 

Desafio | código de vestimenta

Essa semana teve desafio sobre código de vestimenta para o ambiente de trabalho, em minhas redes sociais. Vou compartilhar as informações aqui e complementar com conteúdo extra para você!


Essa semana teve desafio sobre código de vestimenta para o ambiente de trabalho, em minhas redes sociais. Vou compartilhar as informações aqui e complementar com conteúdo extra para você!

O que é?

Código de vestimenta é um conjunto de regras para direcionar como se vestir em determinado ambiente. Para o ambiente de trabalho, que é o foco do nosso desafio, ele está conectado aos valores da empresa, a mensagem que a empresa quer passar para seus clientes. Lembra da expressão “vestir a camisa da empresa”? Ela remete ao seu comprometimento com o seu trabalho e a transmissão dos valores da empresa de maneira assertiva.

É nessas horas que fica claro que a comunicação não verbal (a sua imagem) diz muito sobre você. Ela conecta os seus objetivos ao ambiente que você frequenta. Lembra do meu slogan? Vista-se de você! Vista-se para o sucesso do seu negócio!

Ah… E sim há um código de vestimenta para o seu dia-a-dia também, isso fica para uma próxima oportunidade.

 

Código vestimenta formal

Amal é advogada, os seus looks são formais e atualizados com as tendências de moda. As duquesas Kate e Meghan apresentam-se em looks formais para cumprir a agenda de compromissos real, cada uma com seu estilo.

Esse é o maior desafio ao se adequar a um código de vestimenta: imprimir o estilo pessoal.

Observe que:

  •     As peças são de alfaiataria, boa qualidade e modelagem atualizada.
  •     A modelagem das peças não é ajustada ao corpo.
  •     As cores são sóbrias e as estampas discretas. 
  •     Os acessórios são refinados e discretos.
  •     A maquiagem e o cabelo são impecáveis, sem pesar.

Peças chave guarda-roupa formal: Costume (calça/blazer). Taiuller (saia/blazer). Camisa. Casaco. Colete. Sapato fechado, salto médio para alto. 

 

Código vestimenta semi-formal 

Observe o ponto focal da cor e o sapato estampado. A estampa floral da saia e o sapato bicolor. A estampa xadrez da calça e mistura de tecido - calça e casaco. São os pequenos detalhes que caracterizam o código vestimenta semi-formal.

Para esse código de vestimenta:

  •     As peças continuam em alfaiataria, boa qualidade e modelagem atualizada.
  •     A modelagem das peças não é ajustada ao corpo.
  •     As cores começam a marcar sua presença, sem ganhar tanta atenção.
  •     Os acessórios fazem a diferença no look.
  •     A maquiagem e cabelo continuam discretos.

Peças chave guarda-roupa semi-formal: Calça. Saia. Blazer. Camisa. Casaco. Colete. Sapato fechado baixo, médio e alto. Sandália também.

 

Código vestimenta casual

Observe que o estilo pessoal se destaca em cada um dos looks: clássico com um toque esportivo. Clássico e feminino. Romântico.

Esse código de vestimenta:

  •     Combina peças de alfaiataria com peças casuais. 
  •     As peças podem ser mais ajustadas ao corpo.
  •     As cores e estampas reforçam o estilo pessoal.
  •     Os acessórios fazem a diferença no look.
  •     Maquiagem e cabelo leves.

Peças chave guarda-roupa casual: Calça jeans. Saia. Blazers. Camisa. Camisetas. Tênis. Sapato. Sandália. Sapatilha.

 

Código vestimenta livre

Muitas empresas hoje adotam o código de vestimenta livre que como o próprio nome diz você é livre para decidir o que vestir. O que será destacado é o seu estilo pessoal.

Vale reforçar que o ambiente é de trabalho, não há motivo para ter exageros - cores, maquiagem, cabelo e brilho - e nem informação de sensualidade - decote, fenda, comprimento mini.

É importante separar o profissional do pessoal, sem perder o seu estilo.

 

                              Luciana Ferraz - Semi-formal                                    Luciana Ferraz - Casual

    

Luciana Ferraz - Formal

 

Home Office

Atualmente muitas empresas flexibilizam o local de trabalho, permitindo que o seu funcionário trabalhe em casa. E em casa o código de vestimenta é livre ou seguirá o ritmo das suas atividades naquele dia.

Esse código de vestimenta também é adotado por quem empreende. Aqui é importante reforçar que quem dita esse código de vestimenta é o seu negócio e o seu público alvo. Não se esqueça que você é o seu melhor cartão de visita. Então vista-se de você! Vista-se para o sucesso do seu negócio!

Um abraço,

Luciana Ferraz

Compartilhe: