VER+ Carla Aguiar 

O que Vestir: 5 Passos para você otimizar seu guarda-roupa hoje mesmo

Você já se fez estas perguntas? O que vestir? Como otimizar o guarda-roupa? É possível estar sempre bem vestida, com elegância e sem gastar horrores? Como se arrumar bem para determinada ocasião? Como montar looks com o que já se tem sem parecer estar sempre com a mesma roupa? Como investir apenas em peças que realmente irão agregar ao seu estilo?


 

Você já se fez estas perguntas?

  • O que vestir?
  • Como otimizar o guarda-roupa?
  • É possível estar sempre bem vestida, com elegância e sem gastar horrores?
  • Como se arrumar bem para determinada ocasião?
  • Como montar looks com o que já se tem sem parecer estar sempre com a mesma roupa?
  • Como investir apenas em peças que realmente irão agregar ao seu estilo?

 

Eu lhe respondo que é possível otimizar o guarda-roupa e deixá-lo totalmente inteligente para assim lhe proporcionar todas as seguintes vantagens e muitas outras mais...

 

  • A escolha na hora de se vestir será muito mais eficaz e rápida. Você ganhará muito mais tempo para fazer as coisas que gosta! ;)

  • Você saberá o que vestir, pois suas roupas irão se multiplicar! 10 peças bem selecionadas podem se transformar em 30 looks diferentes com muita facilidade.

  • Se torna muito fácil a atualização do seu armário com a identificação do que realmente você precisa.

  • Você passará a ter mais autoconfiança e autoestima para alcançar suas metas pessoais e profissionais;

 

Então fica comigo que vou te mostrar estes 5 Passos para você otimizar seu guarda-roupa hoje mesmo.

 

 

1 - Autoconhecimento

 

Para otimizar o seu guarda-roupa deixando-o inteligente, a fim de favorecer totalmente a sua imagem pessoal, transformando você em uma pessoa mais estilosa, chique e preparada para todas as ocasiões, e ainda com muita economia e praticidade, você precisa começar pelo autoconhecimento.

 

Não praticar o ato de autoconhecimento leva muitas pessoas a se espelharem em outras e em fatores externos, seguindo regras e padrões que muitas vezes não têm nada a ver com a sua essência e acabam por transmitir uma imagem que não é de fato aquela que gostariam.”

 

Por isso é muito importante começar a olhar mais para você mesma, definindo o seu estilo pessoal predominante, analisando seu biotipo e identificando quais são seus papeis, ou seja, onde você costuma ir, suas atividades e costumes.

Ninguém te conhece melhor do que você mesma, se você nunca fez um autoexame como este o que irá descobrir pode surpreendê-la. Divirta-se com isso, seja honesta com você mesma, e deixe a sua verdadeira personalidade responder a cada pergunta.

Você pode fazer este processo de autoconhecimento, sozinha ou procurar uma ajuda profissional, de um(a) consultor(a) de imagem ou um(a) personal stylist, para lhe auxiliar.

Encontre mais informações sobre como fazer a autoanálise em nossos artigos sobre Estilo e Biotipo.


 

2 - Desapego

 

Qualidade, ajuste e estilo são os fatores mais importantes na construção de um guarda-roupa elegante e confortável. Isso significa que tudo em seu armário deve ser de ótima qualidade, das peças formais às peças de usar em casa, em seus dias de folga. Faça uma revisão em seu guarda-roupa existente, se alguma coisa não está no padrão de qualidade aceitável, adivinha para onde deve ir? Sim! Para fora do armário. Não, nem mesmo para apenas correr ao mercado, passear com o cachorro, ou usar em casa.

 

O hábito de se vestir bem para qualquer ocasião, eleva sua autoestima e lhe deixa preparada para qualquer oportunidade ou eventualidade que ocorrer.”

 

Para que a sua roupa seja apropriada para ser mantida, ela tem que passar pela analise que vou lhe mostrar em seguida. Você deve ir até o seu armário pegar peça por peça e fazer as perguntas da analise para cada item. Estas questões não seguem alguma ordem particular, pois são todas igualmente importantes.

Você deve ser extremamente honesta com você mesma. Às vezes, ajuda ter uma amiga com você, alguém muito sincera e cujo senso de moda você confie.

 

# Organize a sua agenda para este processo

Se a situação de seu closet ou guarda-roupa está um tanto crítica, ou você tem muitas coisas, o melhor é dividir em etapas. Pois caso contrário, você corre o risco de desistir no meio do caminho e não atingir o seu objetivo.

Vamos, então, à analise...

Crie pilhas para doação, concerto, descarte, para as que ficam e para dúvida (que deverão ser revisadas mais uma vez). E para saber em qual pilha cada peça deve entrar, faça as seguintes perguntas:

 

# Em que condição esta peça de roupa está?

Tem alguma mancha permanentemente? Existem furos ou rasgados que não têm conserto? O tecido está desgastado? Se você responder sim a qualquer uma ou a todas essas perguntas, você não precisa nem mesmo de experimentar esta peça. Atire as peças direto para a pilha de descarte.

 

# Será que este item de vestuário se encaixa?

Se ele passou no teste de controle de qualidade, o próximo passo é a experimentá-lo. Serve? E, mais importante, cai bem? Não faz você se sentir desconfortável com alguma parte do corpo que você queira disfarçar? Favorece o seu biotipo? Combina com o seu estilo? Você se sente bem? Quantas vezes você usou esta peça no último ano? A peça combina com alguma outra que você já tem? Analise bem se vale realmente a pena manter a peça em seu armário, se não, coloque-a na pilha de doação.

 

# A peça é relevante para sua vida atual?

Faça um balanço de sua vida, do seu dia a dia e suas atividades, e, em seguida, avalie o que você realmente precisa vestir. Você precisa de roupas de escritório, de ginástica, de balada?

Se você não joga mais tênis ou não trabalha em um escritório, ou se alguma coisa em sua vida mudou isso afeta o seu guarda-roupa. Não fique sentimental em relação a seus ternos antigos. Se você não vai usá-los, alguém pode usar. Isso não é muito melhor? E basta pensar sobre o quão bom será olhar seu armário muito mais organizado!

 

O esforço que você alocar para este processo, irá lhe proporcionar muita economia de tempo em rua rotina diária, além de uma sensação enorme de alívio e bem estar.”

 

3 - Organização

 

Depois de analisar todas as suas peças e definir quais deverão permanecer, você precisa deixar tudo organizado.

 

O estado do nosso armário sempre pode dizer o quanto estamos organizadas em nossas vidas, por isso torna-se necessário organizar sempre os nossos pertences pessoais, mesmo incluindo o nosso guarda-roupa. Ele ainda nos ajuda a vestir-se de forma inteligente e facilita o nosso dia a dia.”

 

# Classificação e Agrupamento

Se o espaço que você tem é apertado, otimize o seu espaço classificando e agrupando peças do mesmo tipo, colocando as cores juntas, etc. Organize para que as peças da estação fiquem mais à mão, dobrando as malhas e pendurando tecidos finos, casacos pesados e calças sociais (de preferência em cabides padronizados e reforçados). Certifique-se de que suas peças favoritas estejam fáceis de alcançar.

 

# Mantenha a organização em dia

Uma vez que você organizou tudo, você não deve conseguir manter essa organização. Atenha-se a um novo hábito de sempre colocar suas coisas em conformidade, onde deveriam estar. Isso te ajudará a não mais desperdiçar uma manhã de domingo para organizar o seu armário.

 

4 - Inovação e Criatividade

 

 

# Experimente e faça testes

Experimente suas roupas e acessórios, monte várias possibilidades de looks, teste as mais variadas combinações e registre as que lhe agradar.

 

# Fotografe seus looks

Como você já estará passando por este processo de analise e organização, aproveite e fotografe no espelho os looks que lhe agradarem. Assim, quando você for sair, é só consultar seu lookbook e suas ideias vão estar ali prontinhas para você escolher!

 

# Customize

A customização é um ato de transformar um objeto a fim de mudar sua aparência, tornando-o exclusivo e ao gosto pessoal. É uma forma de personalização, de deixá-lo único. Há diversas formas de se customizar uma peça: bordado, tingimento,corte, sobreposição de tecidos diferentes, etc. A customização está cada vez mais em evidência. Existem hoje milhares de blogs, sites, vídeos e redes sociais falando sobre este assunto. É uma ideia moderna que não exige muito mais do que criatividade, paciência e adereços.

 

5 - Peças-Chave

 

A maioria das mulheres não tem o tempo, dinheiro, ou espaço de armazenamento para uma grande quantidade de roupas de marca e acessórios novos. Saber o que vestir e ter estilo significa acrescentar conceitos básicos e peças clássicas que realmente expressam o novo olhar que você quer. Comece por investir em peças básicas de acordo com a analise de biotipo e estilo, e principalmente, conforme sua rotina.

 

Faça um inventário de suas roupas, calçados e acessórios antes de qualquer investimento.”

 

Faça um gráfico da sua rotina para analisar quanto tempo você gasta com cada uma de suas atividades, ai poderá ter uma noção mais exata de quantas peças de cada tipo você realmente precisa ter. Leve em consideração também o clima da localidade em que você vive mais tempo. Analise, então, as peças que realmente você irá precisar para o trabalho, academia, baladas, praia, etc.

 

Existem alguns itens que você precisa realmente ter pronto e esperando em seu armário. Estes formam a base de seu guarda-roupa; eles são os itens obrigatórios, não importa qual o seu estilo. Para ser considerada uma peça-chave do guarda-roupa, a peça de roupa tem que ter vários atributos importantes:

 

  • Deve ser versátil. Esta é a qualidade mais importante de uma peça essencial do vestuário. Um fator-chave na versatilidade é a cor. Porque peça-chave tem que ir com muitas outras peças de vestuário, eles tendem a ser monocromática e de cor neutra. Eles também devem trabalhar com roupas diferentes. Um blazer que você pode combinar com uma saia, calças, ou um jeans é um bom exemplo.

 

  • Ter ótima qualidade. Alta qualidade também significa que cai muito bem – é muito importante para uma peça de roupa que você vai confiar sempre que precisar. Estas peças eles formam a base de seu guarda-roupa elegante, não há problema em gastar um pouco mais para estas do que você faria outra, pois você precisa menos itens que são básicos.

 

  • Deve ter um estilo clássico. Você não quer que as suas peças-chave saiam de moda tão cedo. Então a melhor opção é que estas peças tenham um estilo mais clássico.

 

Estas peças-chave são a base do seu guarda-roupa. Depois de estabelecer o seu básico, você vai incluir peças adicionais para criar seu estilo pessoal, ou que estejam em alta nas tendências de moda, porém devem ter um preço mais acessível, pois quando não estiverem mais na moda você tenderá a descartá-las.”


 

#Dica Bônus:

Quando for comprar...

 

  • Escolha roupas que combinam com diferentes acessórios. A criação de um estilo com o uso de acessórios é mais fácil e menos caro, mas para estes acessórios brilharem, você precisa de roupas que os enquadram e não os escondam.

Tendo tons neutros em seu guarda-roupa básico, será mais fácil incluir peças e acessórios do seu estilo sem estourar o orçamento. Você pode fazer isso com tons neutros, que podem ser da família do branco, preto, marinho, cinza ou bege.

 

  • Encare toda compra que você fizer como um investimento! Compre roupas que você realmente gosta e de ótima qualidade e caimento! Mesmo que você compre um item de cada vez. Se você vê uma blusa que você realmente ama e achar que não tem nada para combinar com ela, pense melhor! Você provavelmente já possui algo que combina, ou irá comprar alguma coisa em breve que será seu par perfeito! 99% de todas as blusas que você possui combinam com jeans, uma saia lápis preta, ou calças pretas clássicas.

  • Conheça uma boa costureira para fazer os ajustes necessários. Muitas vezes encontramos uma peça maravilhosa, que se encaixa perfeitamente em todos os atributos necessários para complementar nossos looks, porém precisa ajustar o comprimento a cintura, etc. Se você tiver uma costureira de confiança não perderá esta oportunidade, não é?

    Se você gostou deste artigo, tem dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário e compartilhe com as pessoas que você sabe que também poderão se beneficiar com estas informações. ;)


 

 

Se você gostou deste artigo, tem dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário e compartilhe com suas amigas que também poderão se beneficiar com estas informações. ;)

 

Compartilhe:

AUTOR  Carla Aguiar

Cofundadora do CLOUDSTYLE

Consultora de Estilo e Marketing para o Varejo de Moda, Designer de Moda e Empreendedora a mais de 17 anos na área de TI. No CLOUDSTLYE aliei este know-how em gestão de projetos tecnológicos com a paixão por moda e estilo, para cocriar soluções que agregam valor para o público final, profissionais e empresas das áreas de Imagem Pessoal, Estilo, Moda e Beleza.

  • Website
  • Youtube










-