Dicas de como se comportar no trabalho

Para ter sucesso no trabalho, além da eficiência e responsabilidade, o bom comportamento é essencial. Veja algumas dicas de como se comportar.


Para ter sucesso no trabalho, além da eficiência e responsabilidade, o bom comportamento é essencial. Veja algumas dicas de como se comportar.

 

Roupa: Algumas empresas optam por utilizar uniformes, o que é ótimo, pois isso evita deslizes dos funcionários. Mas,caso sua empresa não utiliza uniformes, é indicado evitar alguns tipos de roupas como: decotes profundos, peças justas e curtas, cores vibrantes e transparentes e excesso de acessórios, isso causa desconforto tanto para quem usa quanto para os que presenciam a situação.

Relacionamento interpessoal: Ao chegar ou ao sair do trabalho, cumprimente os colegas, deseje “Bom dia”, “Olá, tudo bem?” ou “Bom fim de semana”. Isso faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e confortáveis no ambiente de trabalho. Procure sempre tratar os colegas com educação e simpatia, independente de qual nível da empresa a pessoa pertença. Ofereça ajuda não só no trabalho, mas também em questões pessoais caso precisem de conselhos ou ajuda.

Pontualidade: A pontualidade nunca sairá de moda no ambiente profissional. Sempre é bom lembrar que pontualidade é um fator extremamente importante, mas muitas pessoas se esquecem de que o elemento mais importante de ser pontual é respeitar o horário de ir para casa também, pois sair mais tarde indica que você tem problemas com o gerenciamento do seu tempo. Chegue a tempo de se preparar para o dia de trabalho e vá embora no horário certo.


Controle: Evite falar excessivamente e muito alto no ambiente de trabalho, pois além de chamar a a atenção dos outros e acaba dispersando a concentração. Se for falar ao telefone, evite falar alto para não atrapalhar os colegas. Além disso, fazer fofocas e reclamações sobre a empresa ou colegas de trabalho também é uma atitude muito reprovável quando o assunto é etiqueta profissional. Jamais utilize gestos obscenos no trabalho, bem como palavras de baixo calão ou gírias.

Assuntos pessoais: Evite ao máximo usar os equipamentos da empresa, como internet e telefone, para resolver assuntos de interesses pessoais e entretenimento na hora do trabalho, pois  isso tira o foco de suas atividades. O mesmo conselho vale para atender telefonemas durante reuniões. 

Limpeza: Cuide da limpeza do local onde trabalha. Mantenha tudo do jeito como encontrou, jogue o lixo no local adequado, caso tenha sujado o local, limpe. Lembre-se de que um ambiente limpo e agradável é o melhor local para se trabalhar e estimula a cooperação e o rendimento de todos. 

Eventos: É importante também participar das festas e eventos de empresa, mas é preciso ter cuidado para não abusar do álcool, exagerar nas brincadeiras e ser o último a sair.

 

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AUTOR  CLOUDSTYLE

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